Tonolucro e cuidado com a vida no trânsito

por Cênicas Comunicação

As notícias não são muito boas para quem anda de moto. No trânsito de Palmas (TO), os motociclistas estão na lista dos que mais morrem em acidentes. Dados do Projeto Vida no Trânsito mostraram que os jovens entre 21 a 25 anos são a faixa etária que mais são vítimas de acidentes.

Em outra pesquisa, dessa vez realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no final do ano passado, é possível perceber que as vendas de motos aumentaram e atingiram a marca de 20% ao ano no início do milênio, continuando em ritmo superior a média da economia nacional. Do outro lado o levantamento da ONU também mostra um dado preocupante: vem crescendo a cada dia o número de mortes no trânsito. Anualmente já são 1,35 milhão de óbitos no mundo.

Preocupados em discutir e debater uma maneira de diminuir estes índices, em parceria com a Prefeitura de Palmas, os entregadores do Tonolucro participaram de uma palestra com o tema ‘Segurança no Trânsito’ voltada apenas para motociclistas.

Para promover a troca de experiências entre profissionais, os entregadores, que são os profissionais da empresa que encaram o trânsito de Palmas todos os dias, puderam conversar com agentes de trânsito e educadores sobre a vivência cotidiana no trabalho.

E é no dia a dia, que quem trabalha em cima de uma moto, vai entendendo a importância de uma direção segura e que preserva a vida. Trabalhando como entregador do Tonolucro há dois anos, Juscelino dos Santos, foi um dos que aproveitou o encontro. Para ele, conhecimento ajuda na conscientização, que, por sua vez, ajuda as pessoas que utilizam o veículo de duas rodas para ganhar o sustento diário.

“Na nossa correria, somos humanos e muitas vezes pela pressa de chegar os motociclistas praticam o desrespeito à sinalização e o limite de velocidade no trânsito. E palestras como essa nos ajudam a lembrar que temos que praticar o cuidado e o respeito e prevenir futuros acidentes”, ressalta o entregador.

Para Darley Passarin, sócio-diretor da empresa, o Tonolucro aposta em iniciativas como essas, tanto para garantir a segurança dos entregadores, como para fazer do trânsito da Capital mais nova do país um lugar mais seguro.

E o poder público, que também tem seu papel na tarefa de lutar por um trânsito mais seguro precisa fazer sua parte. Para a superintende de Trânsito e Mobilidade Urbana de Palmas, Valéria Oliveira, o trânsito é responsabilidade de todos.

“É importante que empresas que tem funcionários que trabalham no trânsito se preocupem com uma direção mais defensiva e que valoriza a vida. Além do respeito sobre as questões de segurança nas vias, é uma oportunidade de mudar esse cenário de violência no trânsito, para que o condutor que utiliza a motocicleta como transporte possa seguir as recomendações de segurança,’’ alerta.

Leia também

Categorias