Festival da Pizza: De onde surgiu o prato?

por Tonolucro

Ah, pizza. Quem não gosta daquele disco de massa cheio de recheios maravilhosos? 🍕 Para você que assim como nós é apaixonado pelo prato, chegou o Festival da Pizza do Tonolucro em comemoração ao dia da pizza, celebrado em 10 de julho.

Nós não poderíamos ficar de fora dessa data tão especial que homenageia uma das maiores (e melhores rs) invenções culinárias de todos os tempos. Tá cheio de ofertas no app para você aproveitar e pedir o seu sabor preferido, ou todos também haha

Bom, mas falando de história, você se pergunta: Foram os italianos mesmo que inventaram as pizzas?

Ao que tudo indica, a história do prato começou há 6 mil anos lá pelo Egito. Os muçulmanos também mantiveram essa tradição culinária e, durante as Cruzadas, esse costume chegou na Itália. Por lá eles acrescentaram iguarias regionais àquela massa de farinha e água.

No princípio, a pizza não era nada sofisticada como conhecemos hoje. Os ingredientes  usados foram o tomate, manjericão e muçarela, a famosa pizza Margherita. No Brasilzão, a pizza chegou no período entre 1880 e 1930 junto com os imigrantes italianos e se disseminou país afora somando na diversidade culinária do país.

Hoje, a pizza é parte da nossa cultura. Pensar em pizza faz abrir sorrisos, desperta a imaginação vinculada aos sabores, resgata a memória de momentos inesquecíveis com a família e os amigos.

São mais de um milhão de pizzas produzidas por dia no Brasil. Para se ter ideia, São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, perdendo apenas para Nova Iorque.

Em muitas pizzarias do país, é comum encontrarmos pizzas com massas para todos os gostos e com bordas recheadas que se tornaram uma paixão nacional. Ao contrário dos irmãos italianos, a pizza brasileira é uma mistura de muitas variedades de ingredientes.

E as pizzas doces? Tem que não goste mas as bonitas vem se tornando cada vez mais comuns. 

Gostou de conhecer um pouco sobre a história da pizza? Então não deixe de acessar o app e ver todas as ofertas das pizzarias participantes do Festival. Corra que é por tempo limitado!

Leia também

Categorias