Festival da Pizza: De onde surgiu o prato?

por Tonolucro

Ah, pizza. Quem n√£o gosta daquele disco de massa cheio de recheios maravilhosos? ūüćē Para voc√™ que assim como n√≥s √© apaixonado pelo prato, chegou o Festival da Pizza do Tonolucro em comemora√ß√£o ao dia da pizza, celebrado em 10 de julho.

N√≥s n√£o poder√≠amos ficar de fora dessa data t√£o especial que homenageia uma das maiores (e melhores rs) inven√ß√Ķes culin√°rias de todos os tempos. T√° cheio de ofertas no app para voc√™ aproveitar e pedir o seu sabor preferido, ou todos tamb√©m haha

Bom, mas falando de história, você se pergunta: Foram os italianos mesmo que inventaram as pizzas?

Ao que tudo indica, a história do prato começou há 6 mil anos lá pelo Egito. Os muçulmanos também mantiveram essa tradição culinária e, durante as Cruzadas, esse costume chegou na Itália. Por lá eles acrescentaram iguarias regionais àquela massa de farinha e água.

No princ√≠pio, a pizza n√£o era nada sofisticada como conhecemos hoje. Os ingredientes  usados foram o tomate, manjeric√£o e mu√ßarela, a famosa pizza Margherita. No Brasilz√£o, a pizza chegou no per√≠odo entre 1880 e 1930 junto com os imigrantes italianos e se disseminou pa√≠s afora somando na diversidade culin√°ria do pa√≠s.

Hoje, a pizza é parte da nossa cultura. Pensar em pizza faz abrir sorrisos, desperta a imaginação vinculada aos sabores, resgata a memória de momentos inesquecíveis com a família e os amigos.

São mais de um milhão de pizzas produzidas por dia no Brasil. Para se ter ideia, São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, perdendo apenas para Nova Iorque.

Em muitas pizzarias do país, é comum encontrarmos pizzas com massas para todos os gostos e com bordas recheadas que se tornaram uma paixão nacional. Ao contrário dos irmãos italianos, a pizza brasileira é uma mistura de muitas variedades de ingredientes.

E as pizzas doces? Tem que n√£o goste mas as bonitas vem se tornando cada vez mais comuns. 

Gostou de conhecer um pouco sobre a história da pizza? Então não deixe de acessar o app e ver todas as ofertas das pizzarias participantes do Festival. Corra que é por tempo limitado!

Leia também

Categorias