Campanha Pedidos e Sorrisos reverte faturamento para associação que ajuda pacientes oncológicos

por Tonolucro

Um dia inteiro dedicado à solidariedade. Com o objetivo de ajudar a Associação CuidaDores, instituição gerida por voluntários, que promove ações de auxílio a pacientes em tratamento oncológico junto ao Hospital Geral de Palmas (HGP), o Tonolucro Palmas destinará 10% de todo faturamento do próximo domingo,13, à entidade.

Batizada de ‘Pedidos e Sorrisos’ a campanha vai arrecadar dinheiro para o projeto, que atualmente ajuda cerca de 40 pacientes por mês, os quais foram diagnosticados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer e precisam realizar sessões de radioterapia e braquiterapia.

A associação,  em parceria com a Clínica Irradiar, realiza o tratamento dos pacientes encaminhados pelo HGP. Os enfermos são acolhidos, passam por uma escuta qualificada e recebem a prestação de serviços socioassistenciais e orientações sobre benefícios previdenciários.

A associação também promove palestras socioeducativas com foco na prevenção e mutirão com a realização de exames preventivos. Todo o trabalho da ONG só é possível com a ajuda de voluntários, empresas e parceiros.

Segundo a assistente social responsável pelo projeto, Mariely Luz Queiroz, no passado, como o tratamento do câncer era realizado fora do Tocantins, o número alto de pacientes que desistiam de levar o processo adiante era alto. Com as intervenções sendo feitas no Estado, de acordo com ela, o índice caiu, já que agora os doentes podem ficar próximos de suas famílias e casas, se sentindo assim, mais fortalecidos e seguros.

“Fazemos uma entrevista inicial e nela identificamos os pacientes que serão encaminhados para a Casa de Apoio, quem vem do interior e não tem local para ficar em Palmas. Para evitar que eles fiquem em ponto de ônibus ou gastem com transporte, nós temos um carro com motorista, que consegue levar e buscá-los até as dependências da clínica Irradiar para fazer as sessões que acontecem de segunda à sexta com horário marcado”.

Para a gestora de Marketing do Tonolucro, Juliana Saraiva, a campanha ‘Sorrisos e Pedidos’ tem o intuito, também, de ajudar a divulgar o trabalho da entidade. “Sabemos que o mundo inteiro está passando por um momento difícil, vivemos a pandemia do coronavírus, com redução de postos de trabalho e um caos na saúde, por isso, o Tonolucro lembra mais uma vez que é importante a gente ser solidário e fazer a nossa parte. Ajudar os pacientes que já estavam em tratamento de câncer é uma iniciativa linda da CuidaDores que resolvemos apoiar. Esperamos bater nosso recorde de pedidos no domingo e ver todo mundo entrando nessa com a gente”.

Mariely aposta na propaganda e na ajuda da campanha feita pelo Tonolucro para angariar novos voluntários para a ONG. “A expectativa é que as pessoas possam conhecer sobre a Associação CuidaDores, a sua história, a inspiração do seu surgimento, a missão, visão e valores e com isso, possamos possamos juntos abraçar essa causa de solidariedade e amor ao próximo. Esperamos que através da campanha esta sementinha cresça e se fortifique podendo assim contribuir e ajudar mais pacientes”.

A assistente social conta que o projeto quer crescer. A intenção da CuidaDores é construir uma casa de apoio própria para desenvolver um trabalho com mais proximidade junto ao paciente, com oficinas, palestras, apoio psicológico e uma equipe multiprofissional.

“O espaço da associação é um espaço cedido da clínica Irradiar. Temos um sonho da casa de apoio, para desenvolver um serviço mais amplo. Onde voluntários podem se envolver mais. A campanha serve de inspiração para mobilizar a população ao hábito de servir, ou seja, doar amor, solidariedade, seu tempo, recursos financeiros e a troca de experiências”.

Para o odontólogo oncológico Rafael Godoy Alves Tadeu, sócio da Irradiar, também parceira do projeto, a campanha propõe uma reflexão sobre como o impacto de pequenas atitudes podem fazer a diferença na vida do paciente oncológico. “A campanha nasceu dessa parceria da Irradiar, com a CuidaDores e com o Tonolucro. É uma ação de importância total para o apoio com os pacientes carentes com câncer, tanto no transporte como a alimentação e medicamentos.

Estamos com uma grande expectativa. O amor ao próximo é a base para tudo na nossa vida”.

Novos voluntários


A CuidaDores atende pessoas com baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Quem quiser auxiliar, pode dar apoiar por meio de contribuição financeira, voluntariado, doação de roupas, alimentos, produtos de higienização e dentre outros ou doando na conta  Banco do Brasil, CC: 66691-2 Ag: 1867-8/ CNPJ: 34161152/0001-98. O email de contato é cuidadoresassociacao@gmail.com e o telefone para mais informações é (63) 3223-0103.

Leia também

Categorias