A verdade com a qual temos que lidar é: as chuvas acabaram e as temperaturas só vão aumentar daqui pra frente.
E por conta dos termômetros lá em cima a gente precisa aprender a conviver com o calor e ainda continuar na maratona do dia a dia, ir pra academia, sair pra encontrar os amigos e tentar equilibrar a alimentação para fazer da rotina diária mais leve e fresquinha.
E segundo a nutricionista Barbara Paixão, os alimentos podem ajudar nessa balança. Sucos naturais, frutas, saladas e água de coco são algumas das opções saudáveis e leves.
“Os alimentos que hidratam são o ideal. Além da sugestão de beber muita água ou água de coco, as frutas que tem mais líquido como a melancia, melão e laranja podem ser incluídas na alimentação, porque são refrescantes e ajudam a matar a sede”, explica.
E nesse calor que tá batendo os 35º, nada melhor que matar a fome optando por um prato levinho como a salada. A nutricionista conta que a salada tropical, como o próprio nome já diz, é uma opção perfeita, porque vem misturada com frutas como manga e abacaxi junto com a salada crua.
“Essa opção é perfeita porque vai juntar alimentos em pedaços junto com os vegetais. É um prato legal que vai dar uma sensação de frescor”, conta.
Nos dias mais quentes a sugestão da nutricionista é fugir de alimentos que tenham muito sódio, ou seja, industrializados em geral.
“Existe a falsa ideia de que: ‘Ah! Vou beber um refrigerante gelado porque está muito calor. Mas a verdade é que quanto mais você toma, mais quer, porque ele tem uma quantidade absurda de açúcar e de sal que vão te desidratar mais, e vão te dar uma sensação de falsa saciedade, causando o efeito é contrário”,
Pratos pesados como feijoadas, chambari e a paçoca que também tem muito sal, devem ser consumidos com moderação, porque, conforme Bárbara demoram a fazer a digestão. “É importante ressaltar que nessa época as pessoas devem preferir carnes magras como peixes carnes grelhadas com baixo teor de gordura, por conta da digestibilidade, a gente se sente mais cansado, mais pesado, por conta da fadiga causada pelo calor. Como nas altas temperaturas a gente tende a desidratar mais fácil e ter dificuldade em digerir certos alimentos, então a dica é: opte por alimentos mais leves!”.
Curtiu as dicas? Confere a nossa lista com algumas opções pra te deixar super fresquinho e corre pro nosso aplicativo pra fazer seu pedido!
- Lani Poke
- Ritxoko Restaurante Fit
- Mixirica
- Subway