Uma das festas tradicionais mais aguardadas, queridinhas e amadas por brasileiros do Norte a Sul do País finalmente chegou! Junho é sim a época dos festejos juninos, de dançar quadrilha, de pular fogueira, mas, também, de comer todas as comidas típicas que estão enchendo as quermesses por ai.
Bandeirinhas, balões e as fogueiras são figurinhas carimbadas desse mês, mas a grande protagonista da festa é sim a culinária. Milho, paçoca, pipoca, canjica, arroz doce e lá vai lá vai.
A lista é grande e deixa todo mundo com vontade. Pra quem não sabe a história por trás desse mês, tudo começou em Portugal.
O país, super católico, celebrava durante o mês os dias de Santo Antônio, São Pedro e São João. Na terrinha, além de junho ser o período dedicado às comemorações relacionadas aos santos, era também época da colheita do trigo, o cereal apanhado uma vez ao ano durante o verão europeu e que servia de base para os pratos servidos nas festas.
Já quando estavam no Brasil, os portugueses precisaram adaptar um pouco, e assim, o trigo saiu de cena, dando lugar ao milho, como cereal pra se plantar nesse período, já que se adaptava bem ao inverno dessa época.
Com uma dose da boa mistura brasileira com as culinárias indígena, africana e portuguesa ganhamos as deliciosas comidas típicas das festas juninas, que têm o milho como estrela principal.
Mesmo depois de tanto tempo, a tradição de se comemorar em junho é mantida e o milho, junto com outros ingredientes como amendoim e a mandioca, fazem parte dos pratos que servimos nessa época.
Pra quem aaamaaaa festa junina e não quer deixar passar em branco, vale a dica mais preciosa: corre pro nosso aplicativo e faz o seu pedido. Segue aí uma lista de restaurantes que estão com produtos especiais pra data. Mais gostoso, impossível!
Já encheu a boca d’água? Então pede aqui!
- Rei da Paçoca
- Pamonharia Paraíso
- Caldos e Caldos
- QG Jeitinho Caseiro
- Coisa de Louco (Churros)
- Caldos & Cia
- Caldos da Mãe
- Ponto do Pastel
- Pamonharia Goiás
- Pastel do Marquim
- Milhor